quarta-feira, 27 de agosto de 2008

RECEITA - Medalhões de filé ao molho gorgonzola, cebolas carameladas e talharim ao "Burro"

O prato do dia é: filé ao molho gorgonzola, cebolas carameladas e talharim ao "Burro" - manteiga e tempero verde. Parece complicado, mas é supersimples e rápido. A receita foi feita em homenagem ao Dia do Garçom e do Advogado, datas comemoradas no dia 11 de agosto.

Os ingredientes são:
- 2 medalhões de filé com cerca de 150 g cada;
- 250 g de talharim;
- 1 xícara e meia de açúcar;
- 1 cebola - metade picada e outra em rodelas;
- 300 g de molho branco;
- 250 g de queijo gorgonzola;
- 1 xícara de tempero verde;
- manteiga;
- noz moscada;
- azeite de oliva;
- pimenta do reino.

E agora?
...refogue a cebola em rodelas na manteiga em uma frigideira. Em outra frigideira, derreta o açúcar até ficar uma calda marrom escura. Assim que estiver pronta a calda, adicione as cebolas já refogadas.

Agora faça o molho gorgonzola. Refogue a cebola picada, coloque o molho branco e, em seguida, o queijo gorgonzola. Deixe no fogo até o queijo se desmanchar totalmente. Rale um pouco de noz moscada em cima do molho.

Grelhe os filés. Adicione um pouco de açúcar para deixá-los dourados, seguido de sal e pimenta do reino. Enquanto isso, cozinhe a massa e prepare o acompanhamento ao "Burro". Em uma frigideira, derreta um pouco de manteiga e coloque o tempero verde. Quando estiver pronto, coloque a massa na frigideira junto com o molho ao "Burro".

Monte seu prato e bom apetite!

Texto: Jaiana Garcia

DICAS

Aí vão mais algumas dicas do chef Caco Pereira para a receita acima:

1 - Ao caramelar o açúcar, cuidado para não queimá-lo;
2 - Não coloque água para caramelizar, porque a própria cebola já solta bastante líquido;
3 - Esse processo de caramelar a cebola também se aplica ao alho-poró;
4 - A manteiga usada nas receitas é sem sal.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

RECEITA - Farfalle tricolore com camarão e aspargos ao molho de limão


A receita que deixou o Dia dos Pais, comemorado no dia 11 de agosto, mais gostosa foi a deste farfalle tricolore com camarão e aspargos ao molho de limão siciliano.

Ingredientes:
- 300 gramas de farfalle tricolore;
- 250 gramas de camarão, temperados com sal, pimenta do reino de suco de limão siciliano;
- 200 gramas de aspargo cortados em rodelas;
- dois dentes de alho;
- 1 colher de sopa de raspas de limão;
- azeite de oliva;
- pimenta do reino.

Preparo:
Em uma frigideira, adicione um pouco de azeite de oliva e refogue o alho. Em seguida, coloque o aspargo com um pouco do líquido da conserva. Dê uma breve refogada e reserve o aspargo. Agora, frite o camarão até ficar macio. Retorne o aspargo na frigideira, desprezando um pouco da gordura. Adicione uma pitada de sal e de pimenta do reino e raspas de limão.

Cozinhe a massa durante cerca de 12 minutos. Depois de cozida, adicone a massa no molho e monte seu prato ao seu gosto. Esta porção serve duas pessoas.

Texto: Jaiana Garcia

DICAS

O aspargo usado na receita do Dia dos Pais apresenta vários benefícios para a saúde, que são desconhecidos da grande maioria. Boa notícia para quem vive de dieta: o aspargo em conserva possui pouco valor calórico e uma quantidade ínfima de gordura. Já quem precisa de cuidados em relação ao sódio, deve consumir o aspargo com cautela, já que o broto comestível é rico desta substância.

Uma curiosidade: o cultivo de aspargo foi introduzido no Brasil por um gaúcho. Sim, o engenheiro agrônomo Oscar Rheingantz, nos anos 30, trouxe a iguaria para Pelotas. Em 1979, a cultura foi estendida aos estados de Minas Gerais e da região Nordeste.

Aí vai uma "ficha técnica" do aspargo:

* 100 g de aspargo em conserva possui 22,3 calorias, 3,05g de proteínas, 0,21g de gordura e 2,75g de carboidratos.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Gastronomia no Bula Bar


Na última semana, o programa Gastronomia com Caco Pereira esteve no Bula Bar Bistrô Café, o mais novo espaço inaugurado em Santa Maria, localizado no prédio do Icardio, na Rua Floriano Peixoto, 1775. O Caco foi recebido pela proprietária do local, Ana Andréa Deprá, que pensou cuidadosamente em todos os detalhes do ambiente e, também, do cardápio, realizando pesquisas e viagens.

Caco e Andréa bateram um papo, e o público que assiste ao programa no canal 20 da NET pôde conhecer um pouco mais desta iguaria supertradicional no mundo inteiro, especialmente no Brasil, onde foi trazido em 1727 pelos portugueses e já foi sinônimo de muita riqueza.

O Bula Bar funciona de segunda a sexta, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 18h. São servidos no local café da manhã, almoço - chamado de "Dose Única" -, café da tarde, janta e lanches em geral para qualquer horário do dia. Uma novidade é a feijoada à francesa, servida no sábado ao meio-dia.

O Caco tomou no Bula e gostou, agora falta vocês darem um pulinho até lá...

Detalhes interessantes do BULA BAR:
* O café vem da fazenda Pessegueiro, em São Paulo, e possui todos os avais de certificação e qualidade. (os melhores cafés do Brasil vêm de São Paulo, Bahia e Minas Gerais)
* As xícaras são personalizadas, com frases tipo "Tá estressado, vai no Bula".
* As mesas não são numeradas, mas têm nomes dos colaboradores do espaço.
* O balcão de atendimento é um aquário.
* Os banheiros não são identificados normalmente. O dos homens é o Sr. Bula e o das mulheres é a Dona Xícara.
* O principal café do cardápio é o Café do Bula (lógico), que tem um toque de pimenta rosa por cima (aromática, não precisa ficar com medo) e muito chantilly.
* O local pode ser locado para eventos, como conferências, reuniões, etc. No espaço cabe até 40 pessoas.
* Importante: os preços são super-acessíveis!

BULA BAR BISTRÔ CAFÉ - SEM CONTRA-INDICAÇÕES