terça-feira, 29 de julho de 2008

Caco Pereira Entrevista

Gândara e Caco em bate-papo no estúdio da PAZ

No último programa, veiculado na sexta-feira (25), Caco Pereira conversou com o consultor em marketing de gastronomia, hotelaria e turismo e professor coordenador do curso de Turismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), José Manoel Gonçalves Gândara, que esteve na cidade na semana passada. Como disse nosso chef o programa não é só "panela e fogão", também é informação para quem o assiste.

Gândara falou sobre diversos temas relacionados às novidades do mercado de turismo. Ressaltou que as pessoas têm encarado a gastronomia com uma perspectiva séria de marketing, tanto no Brasil quanto em outros países. Em 2005, ele publicou um livro na Argentina que trabalha a questão do marketing para gastronomia dentro da linha da "sociedade dos sonhos e economia das experiências", o principal assunto levantado por ele durante a conversa.

O consultor e professor doutor falou da necessidade de alimentação das pessoas e na satisfação que elas têm em comer, desde a perspectiva do consumo simbólico, pelo prestígio, até como instrumento de sociabilização.

Dois locais que já trabalham com esta linha são o Castelo do Batel, em Curitiba, e o Refúgio do Estaleiro, em Florianópolis - citados durante a entrevista. Gândara acredita na cultura dos pratos diferenciados e no serviço de atendimento personalizado. Por exemplo: onde, o que, quando e como o cliente quer ser servido. Para ele, a gastronomia é um elemento que trás novas experiências, histórias únicas.

Gândara também destacou que diversas localidades já estão tentando se desenvolver turisticamente através da gastronomia - muitas vezes até como elemento principal de atração - com espaços de diversidade gastronômica. "Gastronomia é um elemento que caracteriza a mistura de identidade de uma população é a união de todas as características dos povos que a compõem", avalia o professor.

José Manoel visitou a Quarta Colônia e observou que as cidades unem as características da natureza, arquitetura, roteiros específicos, festas, gastronomia, misturando as várias etnias, e que isso é muito positivo. Mas também deu dicas: "tudo isso poderia se conformar em produtos e informações. Um site, por exemplo, é um bom instrumento motivador, pois é lá que as pessoas vão saber o que tem em cada local. Um livro que fale sobre os serviços prestados nestas cidades também seria uma boa opção", sugere.

Texto: Jaiana Garcia

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Caco.
Hoje fiquei sabendo do teu blog.Está muito legal! Correto, elegante, direto,apropriado para o assunto.E com boas fotos.
Um abraço.
Jaque Adams

Anônimo disse...

Caro amigo Caco, gostaria de sanar uma duvida : Fui jantar no restaurante Vera Cruz da Medianeira, e pedi uma massa Carbognara, e para minha surpresa a massa veio praticamente lotada de galinha, gostaria de saber se na massa carbognara vai galinha, pq em todos resutaurantes do brasil nunca me deparei com massa carbognara com galinha, como nao sou adepto de galinha sempre faço este pedido da carbognara, entao gostaria de sanar esta duvida com o amigo.

Grande Abraço

Luiz Guilherme Sudbrack Desessards

email:

desessards.adv@hotmail.com


E parabens pelo programa e ate hj ao entrar no resurante Augusto peçoa famosa salada do CACO, abração e o blog esta excelente

Unknown disse...

Nota 10 para o Blog e receitas do meu colega CaCo. Grande abraço .Katatau