domingo, 23 de novembro de 2008
RECEITA: Linguado recheado com camarão, acompanhado de ratatouille
sábado, 22 de novembro de 2008
RECEITA: Risoto de aspargos com presunto cru
O risoto, além de fácil de preparar, sempre agrada a todos, não é?! Então hoje a receita é de um risoto com aspargos e presunto cru. Fácil, fácil! Este prato foi preparado em homenagem ao designer Luciano Ribas, proprietário da Tríade/Inox Ideias, agência de publicidade da cidade. Confiram a receita:
Ingredientes:- 200 g de aspargo in natura;
- 200 g de presunto cru;
- 1/2 cebola picada;
- 300 g de arroz para risoto;
- 1/2 cálice de vinho branco seco;
- 100 g de queijo parmesão;
- Manteiga;
- Pimenta do reino;
- Azeite de oliva;
- 1 litro de caldo de legumes.
Modo de fazer:
Refogue a cebola. Adicione o arroz para risoto e, em seguida, o vinho branco seco. Mexa sempre, sem parar. O próximo passo é acrescentar aos poucos o caldo de legumes. Adicione os aspargos, que foram passados na água fervente e na água fria para dar um choque térmico. Em seguida, coloque o presunto cru e mais caldo de legumes. Sem esquecer de mexer. O presunto e o parmesão já são salgados, por isso cuidado na hora de temperar o risoto! Espere secar um pouco o arroz e acrescente o queijo parmesão. Mexa novamente! Agora sirva e curta esta delícia!
Trilha sonora: Tangueto
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
RECEITA: Filé recheado com tomate seco, azeitonas pretas, nozes, provolone e rúcula
- 250 g de filé temperado com pimenta do reino e sal;
- Azeite de oliva;
- Manteiga;
- Pimenta do reino.
Para o molho provençal:
- 2 tomates sem pele e sem semente;
- 1/2 cebola picada;
- 1 dente de alho;
- Uma pitada de açúcar;
- Alcaparrões;
- Manjericão;
- Orégano;
- Tomilho.
Para recheio do filé:
- Queijo provolone fatiado;
- 5 tomates secos;
- 6 azeitonas pretas picadas;
- 6 nozes picadas
- Rúcula.
Para o preparo do galette de batata:
- Batata inglesa;
- Queijo brie.
Modo de preparo:
Para rechear o filé coloque queijo provolone, folhas de rúcula, tomate seco, azeitonas picadas e nozes e amarre com um cordão. Deixe-o de lado e prepare o molho. Numa frigideira coloque a manteiga. Em seguida o alho e a cebola. Frite um pouco até a cebola ficar transparente. Cuidado para não queimar o alho! Agora coloque o tomate sem pele e sem semente, para evitar a acidez do molho. Acrescente uma pitada de açúcar, o alcaparrão e as ervas secas (elas podem ser misturadas em um pilão antes de colocar no molho). Tempere com pimenta do reino e um pouco de sal.
Agora prepare o galette de batata. Coloque um pouco de manteiga na frigideira, que deve ser pequena, de preferência quadrada. Adicione a batata ralada e crua. Em seguida acrescente o queijo brie e uma pitada de pimenta do reino. Enquanto o galette cozinha, grelhe o filé recheado em outra frigideira. Enrole o galette, formando uma espécie de rocambole. Coloque uma pitada de sal para temperar.
Depois do filé grelhado, monte o prato. O filé e o molho podem ser acompanhados de arroz também. Bom proveito!
Trilha sonora: Mark Knofler
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
RECEITA: Talharim à tailandesa
Ingredientes:
- 250 g de talharim seco;
- 300 g de camarão previamente limpo;
- 2 xic. e meia de molho shoyo;
- 1/2 cebolas;
- 5 folhetes de brócolis;
- 1/2 cenoura em cubos;
- 1/2 abobrinha italiana em cubos;
- 1/2 beringela;
- 1/2 pimentão de cada tipo (amarelo, verde e vermelho);
- Pimenta do reino;
- Azeite de oliva;
- Sal.
Modo de preparo:
Na frigideira aquecida, adicione azeite de oliva e refogue os legumes. Primeiramente, frite um pouco a cebola, depois coloque brócolis, cenoura, abobrinha, beringela e os pimentões. Acrescente o molho shoyo aos legumes. Não esqueça que o molho já é um pouco salgado, portanto cuide na hora de temperar. Deixe ferver. Em seguida, coloque o camarão. Enquanto o camarão dá uma breve cozida, faça a massa com as famosas folhas de louro, uma pitadinha de sal e um pouco de azeite de oliva. Por fim, junte a massa e o molho. Bom apetite!
Trilha sonora para esta receita: Chet Baker
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
Caco e Personale na Feisma 2008
A Personal fica na Avenida Walter Jobim, 401. O telefone para contato é 3221-1121 e o site para mais informações é http://www.personale-rs.com.br/
Ingredientes:
- 400 g de arroz para risoto;
- 1 cebola picada;
- Cálice de vinho branco seco;
- 350 g de presunto cru;
- 2 mangas em cubos;
- 150 g de parmesão;
- 100 g de manjericão;
- Manteiga;
- Azeite de oliva;
- Pimenta do reino;
- Sal;
- 1 litro de caldo de galinha.
Modo de fazer:
Numa panela, adicione manteiga e refogue a cebola até ficar transparente. Refogue o arroz arbório junto com a cebola. Em seguida, coloque o vinho branco seco. Não esqueça: fique mexendo todo o tempo, sem parar. Depois que o arroz absorver o vinho, colocamos o caldo de galinha aos poucos. Acrescente o presunto cru. Em seguida, a manga. Espere secar um pouco o arroz em fogo baixo. Depois, com o fogo apagado, coloque os temperos à gosto (pimenta e sal) e, por fim, o queijo parmesão. Mexa para que o queijo incorpore e não esqueça das folhas de manjericão como toque final!
Trilha sonora desta receita: Miles Davis
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
Caco Pereira participa de curso na capital gaúcha
Durante quase três meses, o chef Caco Pereira participou de um curso na Escola de Gastronomia Aires Scavone (EGAS), em Porto Alegre. De lá ele trouxe novas experiências e receitas incríveis, como vocês podem conferir nas fotos acima. O curso, especialmente de Gastronomia para Eventos, teve como foco as receitas de pratos para entrada, como canapés e saladas, pratos principais, como risotos, culinária tailandesa e alemã, e de sobremesas. A EGAS é super reconhecida e oferece cursos gastronômicos que vão desde o básico até a organização de grandes eventos. Mais informações no site da escola - http://www.airesscavone.com.br/.
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
RECEITA: Salada de folhas com frango, cogumelo e pistache
Com a chegada da primavera, o calor chegando, dá aquela vontade de comer coisas mais leves, não é?! Pensando nisso, o Caco gravou um programa especial com duas receitas de salada. Esta da foto acima é uma mescla de folhas com frango, cogumelo e pistache. Superleve e ótima para os dias quentes que fazem em Santa Maria. Confira!
Ingredientes:
terça-feira, 21 de outubro de 2008
RECEITA: César Salad (Ceasar Salad)
Este prato foi preparado num programa especial só de saladas e é conhecido no mundo todo: é a César Salad ou Ceasar Salad. Ao contrário do que muitos pensam, esta salada não foi criada em homenagem ao imperador de Roma. Na verdade, ela foi idealizada por César Cardini em seu restaurante “Palácio de César”, em Tijuana, no México. Com problemas de abastecimento, o proprietário do restaurante teve que arrumar uma alternativa para os clientes. Assim, com a escassez de produtos, nasceu a César Salad, uma das receitas da culinária light mais conhecidas hoje em dia. Chega de papo, lá vai:
Ingredientes:
- 4 unidades de anchova;
- um dente de alho picado;
- 20 ml suco de limão;
- 3 col molho inglês;
- 1 col de molho de mostarda Dijon;
- 2 col de maionese;
- azeite de oliva;
- pimenta do reino;
- 200 g de queijo parmesão;
- pão torrado italiano, chamado de "croton";
- pimenta caiena.
Preparo:
Misture o pão, a manteiga derretida, uma pitada de pimenta caiena e azeite de oliva. Coloque na frigideira pré-aquecida espere que o pão dê uma tostada. Enquanto isso, prepare o molho. Para isto, coloque os filés de anchova numa vasilha junto com alho e dê uma socada com um pilão. Coloque um pouco de suco de limão e mistura novamente, sempre com o auxílio do pilão. Agora é a vez do molho inglês, a mostarda, maionese, pimenta do reino, um pouco de azeite de oliva e uma pitada de sal para dar o toque final. Mistura tudo.
Corte a alface agora. Pode ser com a faca ou com a mão mesmo. A dica é, se cortar com a faca, não deixar a alface muito tempo no prato antes de comer. Depois de pôr a alface no prato, coloque o molho por cima e os pãezinhos também. O toque final fica por conta do queijo parmesão por cima. Fácil, né? Aproveite!
Texto: Jaiana Garcia
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
RECEITA: Filé de cordeiro com crosta de alecrim e nozes, molho balsâmico e maçã dourada
Além da boa aparência, este filé de cordeiro com crosta de alecrim e nozes, molho balsâmico e maçã dourada, com queijo camembert e presunto royale é SHOW. Vale a pena conferir a receita e experimentar fazer numa ocasião especial.
Ingredientes:
- 5 tiras de filé de cordeiro;
- para a crosta: duas xícaras de farinha de rosca, alecrim, manteiga e nozes;
- 200 ml de aceto balsâmico;
- 2 col de mel;
- um copo de suco de laranja;
- duas folhas de louro;
- uma maçã cortada;
- uma fatia de presunto royale;
- meio queijo camembert;
- maçã passada no açúcar, pimenta do reino, canela e sal e levada ao fogo.
Preparo:
Fridigeira aquecida, coloque o aceto balsâmico e deixe ferver até reduzir um pouco. Assim que levantar fervura, coloque o mel. Agora, coloque o suco de laranja, duas folhas de louro e deixe mais um pouco no fogo. Depois que estiver no ponto, retire as folhas de louro.
O próximo passo é grelhar os filés de cordeiro. Como sempre: um pouco de manteiga e azeite na frigideira até chegar ao ponto desejado. Depois de prontos, passe os filés na crosta de nozes e alecrim. A crosta já foi previamente preparada. É simples: adicione todos os ingredientes em um prato e misture.
No aro de metal redondo - ou como preferir decorar - coloque uma camada de maçã, uma camada do queijo, outra de presunto, outra de queijo e a última de maçã. Por fim, adicione o molho por cima da carne de cordeiro. Bom apetite!
Trilha desta receita: Marc Moulin
Texto: Jaiana Garcia
RECEITA: Filé de avestruz ao molho de amora e requeijão, acompanhado de batatas suíças
A tão esperada receita da batata suíça, finalmente, está postada. Esta vai especialmente para a Marta, que entrou em contato conosco querendo a receita desta delícia! Marta, continue acompanhando o blog e deixe seu comentário. Prometo que não atraso mais as postagens.
O Caco também lembrou durante o programa que a atriz Lucélia Santos, quando esteve em Santa Maria, gostou muito deste prato, feito por ele, na época, no Coyote.
O mês de outubro começou bem com este filé de avestruz ao molho de amora e requeijão, acompanhado de batatas suíças. Lá vai a receita:
Ingredientes:
- 2 unidades de filé de avestruz;
- meio cálice de conhaque;
- 300 g de geléia de amora;
- 2 col de requeijão;
- canela em pó;
- canela em lascas;
- 2 unidades batata inglesa ralada;
- bacon;
- parmesão;
- tempero verde;
- manteiga;
- azeite de oliva;
- pimenta do reino.
Preparo:
Primeiramente, coloque a batata cozida e ralada em um prato grande para poder misturar o restante dos ingredientes. Em seguida, coloque o bacon refogado com cebola, um pouco de parmesão e tempero verde. Misture tudo. Por fim, dê um toque com pimenta do reino e sal. Misture novamente. Agora já pode montar a batata no prato, com a ajuda de uma forma em círculo ou como preferir.
Agora grelhe as batatas. Aqueça a frigideira, adicione um pouco de azeite de oliva e, em seguida, as batatas.
Enquanto isso, prepare o molho a base de amora. Em outra panela, coloque o conhaque e dê uma flambada até que o álcool evapore. Adicione a geléia, que irá flambar junto com o conhaque por um tempo. Coloque as lascas e o pó de canela também. Misture tudo. Quebre um pouco do doce do molho com uma pitada de pimenta do reino.
Reserve o molho. Agora aqueça outra frigideira, coloque manteiga, azeite de oliva e grelhe os filés de avestruz. A carne de avestruz possui teor de gordura muito baixo, por isso é recomendada para quem tem problemas de colesterol alto. Monte seu prato agora: sem esquecer do detalhe do molho por cima da carne e um toque de requeijão. Bom proveito!
Trilha desta receita: Joe Satriani
Texto: Jaiana Garcia
RECEITA: Filé de congro ao molho de maracujá, legumes puxados na manteiga e couve frita
domingo, 12 de outubro de 2008
RECEITA: Bisteca suína ao molho de laranja e risoto de legumes
Ingredientes:
- 2 unidades de bisteca suína;
- mostarda dijon ou mostarda amarela;
- 200 ml de suco de laranja;
- 30 g de açúcar mascavo;
- raspas de laranja;
- 200 g de arroz arbório;
- 1/2 cebola picada;
- meio cálice de vinho branco seco;
- 1/2 abobrinha italiana;
- 1/2 cenoura cortada em meia lua;
- 1/2 berinjela em cubos;
- parmesão;
- manteiga;
- azeite de oliva;
- pimenta do reino.
Preparo do prato:
Aqueça a frigideira e derreta a manteiga. Frite a bisteca. Na mesma frigideira, faça o molho de laranja. Deixe a carne em outro prato. Coloque o suco de laranja e o açúcar mascavo na panela. Deixe incorporar os dois e baixe o fogo. Agora, coloque novamente as bistecas na frigideira. Adicione as raspas de laranja. Uma pitadinha de sal e pimenta do reino. Aumento o fogo e aguarde a redução do molho.
Prepare agora o risoto de legumes. Uma dica: prepare anteriormente um litro de caldo de legumes previamente pronto em água quente para usar no risoto. Frite a cebola, adicione o arroz arbório, e frite mais um pouquinho. O próximo passo é colocar o vinho branco seco na panela. O segredo do arroz arbório é sempre mexer, sem parar. Coloque os legumes junto ao arroz e mais um pouco de caldo. Siga mexendo e coloque mais um pouco de caldo. Assim, sucessivamente. O tempo de preparo é de 15 a 18 minutos. Tempero com sal e pimenta à gosto. Por fim, acrescente manteiga e parmesão e misture.
Trilha desta receita: B. B. King
Texto: Jaiana Garcia
quinta-feira, 9 de outubro de 2008
RECEITA: Castellane com camarão, azeite de oliva, azeitona preta e brócolis
Ingredientes:
- 150 g de Castellane;
- 300 g de camarão;
- 4 col axzeite de oliva;
- 15 azetionas pretas;
- 5 floretes de brócolis;
- manteiga;
- pimenta do reino.
Preparo:
Em primeiro lugar o camarão e o brócolis devem ser previamente cozidos. Depois disso, abra o camarão, que já está limpo também, e o deixe em formato de borboleta. Aqueça a frigideira, adicione um pouco de manteiga, em seguida a azeitona preta sem caroço, e o brócolis, que já sofreu choque térmico previamente. Em seguida, coloque azeite de oliva, que será a base do molho. Aguarde um pouco e coloque o camarão já aberto. Se preferir, deixe ele inteiro. O formato de borboleta é esteticamente mais bonito, só isso. Deixe o camarão na panela até ele ficar amolecido. Se ficar muito tempo, endurece, então é só dar uma refogada rápida. Agora coloque uma pitada de sal e de pimenta do reino.
Trilha desta receita: Mística - coletânea de guitarristas espanhóis.
Texto: Jaiana Garcia
segunda-feira, 6 de outubro de 2008
A PAZ...
Trabalhamos com produção de programas para o canal 20 da NET, com vídeos institucionais, vídeos publicitários, entre outros.
Contamos, ainda, com equipamentos de última geração, disponíveis para aluguel, assim como o estúdio:
- 1 XDCam PMW - EX 1
- 2 HDV - HD 1.000
- 1 microfone lapela sem fio
- 1 microfone de mão sem fio
- croma fixo em estúdio
- croma móvel para externas
- rebatedor
- 1 microfone boom
- 2 kinofloo
- 2 fresnell 2.000
- 2 fresnell 1.000
- 2 mini-bruti
- estúdio com 100 metros quadrados
- 2 ilhas de edição não-linear Macintosh
- 1 Betacam DXC 637 - lente Canon 19x
- 6 abertos de 1.000
- 6 tripés
- 1 TP
- 1 steadcam
Entre em contato conosco através dos telefones (55) 3025-1418 / 3304-1418. Ou também pelo e-mail pazprodutora@gmail.com. A PAZ fica na rua Silva Jardim, nº 2378, próximo ao Parque Itaimbé.
terça-feira, 16 de setembro de 2008
Nova parceria: CARREFOUR
Desde o início deste mês, o programa Gastronomia com Caco Pereira conta com uma nova parceria. Nova e boa parceria: a rede de hipermercados CARREFOUR. A loja do grupo francês em Santa Maria, com 4.500m², abriu no final de 2007. Desde lá, o CARREFOUR vem conquistando os santa-marienses pela qualidade dos produtos, bom atendimento e preços baixos. Por falar em qualidade, um dos pontos fortes do hipermercado é o setor de carnes. Lá os clientes encontram o que há de melhor no mercado local.
segunda-feira, 15 de setembro de 2008
Medalhões de filé ao molho de queijo fondue com ameixas pretas e arroz com amêndoas e champignon
Ingredientes:
- 2 medalhões de filé;
- meio cálice de vinho branco seco;
- 1 xícara e meia de queijo pra foundue;
- 10 ameixas pretas sem caroço;
- 2 colheres de nata;
- 1 colher de curry;
- 2 xícaras de arroz previamente preparados;
- meia xícara de amêndoas torradas;
- 1 xícara de champignon;
- azeite de oliva;
- manteiga;
- pimenta do reino.
Preparo do molho:
Aqueça a frigideira e adicione o vinho branco seco. O primeiro passo é esperar o vinho "reduzir", ou seja, evaporar o álcool, em fogo baixo. Agora, coloque o queijo para foundue. Em seguida, as ameixas pretas devem ser incorporadas ao molho. Depois disso, coloque uma pitadinha de curry, uma colher de nata, sal e pimenta.
Grelhe os filés... em outra panela faça o arroz com amêndoas e champignon. Para o arroz, coloque um pouco de azeite na panela e dê uma torrada nas amêndoas. Depois, coloque o arroz, previamente preparado, e o champignon. Misture tudo e espere secar um pouco o arroz.
Agora que está tudo pronto, monte o prato e enfeite com ameixas e pimenta rosa... Fica lindo e muito saboroso!
TRILHA PARA ESTA RECEITA: Phil Woods
terça-feira, 9 de setembro de 2008
Picanha de cordeiro ao molho de tomate seco e azeitonas pretas
Esta picanha de cordeiro ao molho de tomate seco e azeitonas pretas estava de "chorar", segundo quem pôde provar aqui no estúdio da PAZ. Nada mais justo do que trazer a receita desta delícia para os leitores do blog. Aí vai:
Ingredientes:
- Duas picanhas de cordeiro;
- 50 g de tomate seco em tiras;
- uma xícara de manjericão;
- um dente de alho;
- orégano;
- 10 azeitonas pretas sem caroço;
- 3 colheres de vinagre de vinho tinto;
- batata em formato de bolinha;
- manteiga;
- pimenta do reino;
- sal.
Preparo do molho:
Aqueça a frigideira... adicione azeite de oliva. Agora, refogue os tomates secos. Em seguida, coloque o majericão picado fresquinho ou seco. Dê uma breve refogada. Logo após, adicione um dente de alho, uma colher de orégano, a azeitona preta e vinagre de vinho tinto, por último... deixe refogar um pouco mais...
Agora vamos preparar a picanha de cordeiro. Aqueça novamente outra frigideira, adicione azeite de oliva e grelhe a picanha de cordeiro (parte magra virada para baixo).
A batata, que será o acompanhamento do prato, já foi cozida previamente, portanto, nesta receita, o Caco deu só uma "salteada" nelas. Para dar um toque especial, coloque um pouco de alecrim nas batatas. Depois de tudo pronto, monte seu prato.
quarta-feira, 27 de agosto de 2008
RECEITA - Medalhões de filé ao molho gorgonzola, cebolas carameladas e talharim ao "Burro"
Os ingredientes são:
- 2 medalhões de filé com cerca de 150 g cada;
- 250 g de talharim;
- 1 xícara e meia de açúcar;
- 1 cebola - metade picada e outra em rodelas;
- 300 g de molho branco;
- 250 g de queijo gorgonzola;
- 1 xícara de tempero verde;
- manteiga;
- noz moscada;
- azeite de oliva;
- pimenta do reino.
E agora?
...refogue a cebola em rodelas na manteiga em uma frigideira. Em outra frigideira, derreta o açúcar até ficar uma calda marrom escura. Assim que estiver pronta a calda, adicione as cebolas já refogadas.
Agora faça o molho gorgonzola. Refogue a cebola picada, coloque o molho branco e, em seguida, o queijo gorgonzola. Deixe no fogo até o queijo se desmanchar totalmente. Rale um pouco de noz moscada em cima do molho.
Grelhe os filés. Adicione um pouco de açúcar para deixá-los dourados, seguido de sal e pimenta do reino. Enquanto isso, cozinhe a massa e prepare o acompanhamento ao "Burro". Em uma frigideira, derreta um pouco de manteiga e coloque o tempero verde. Quando estiver pronto, coloque a massa na frigideira junto com o molho ao "Burro".
Monte seu prato e bom apetite!
Texto: Jaiana Garcia
DICAS
1 - Ao caramelar o açúcar, cuidado para não queimá-lo;
2 - Não coloque água para caramelizar, porque a própria cebola já solta bastante líquido;
3 - Esse processo de caramelar a cebola também se aplica ao alho-poró;
4 - A manteiga usada nas receitas é sem sal.
terça-feira, 12 de agosto de 2008
RECEITA - Farfalle tricolore com camarão e aspargos ao molho de limão
A receita que deixou o Dia dos Pais, comemorado no dia 11 de agosto, mais gostosa foi a deste farfalle tricolore com camarão e aspargos ao molho de limão siciliano.
Ingredientes:
- 300 gramas de farfalle tricolore;
- 250 gramas de camarão, temperados com sal, pimenta do reino de suco de limão siciliano;
- 200 gramas de aspargo cortados em rodelas;
- dois dentes de alho;
- 1 colher de sopa de raspas de limão;
- azeite de oliva;
- pimenta do reino.
Preparo:
Em uma frigideira, adicione um pouco de azeite de oliva e refogue o alho. Em seguida, coloque o aspargo com um pouco do líquido da conserva. Dê uma breve refogada e reserve o aspargo. Agora, frite o camarão até ficar macio. Retorne o aspargo na frigideira, desprezando um pouco da gordura. Adicione uma pitada de sal e de pimenta do reino e raspas de limão.
Cozinhe a massa durante cerca de 12 minutos. Depois de cozida, adicone a massa no molho e monte seu prato ao seu gosto. Esta porção serve duas pessoas.
Texto: Jaiana Garcia
DICAS
Uma curiosidade: o cultivo de aspargo foi introduzido no Brasil por um gaúcho. Sim, o engenheiro agrônomo Oscar Rheingantz, nos anos 30, trouxe a iguaria para Pelotas. Em 1979, a cultura foi estendida aos estados de Minas Gerais e da região Nordeste.
Aí vai uma "ficha técnica" do aspargo:
* 100 g de aspargo em conserva possui 22,3 calorias, 3,05g de proteínas, 0,21g de gordura e 2,75g de carboidratos.
sexta-feira, 8 de agosto de 2008
Gastronomia no Bula Bar
Na última semana, o programa Gastronomia com Caco Pereira esteve no Bula Bar Bistrô Café, o mais novo espaço inaugurado em Santa Maria, localizado no prédio do Icardio, na Rua Floriano Peixoto, 1775. O Caco foi recebido pela proprietária do local, Ana Andréa Deprá, que pensou cuidadosamente em todos os detalhes do ambiente e, também, do cardápio, realizando pesquisas e viagens.
Caco e Andréa bateram um papo, e o público que assiste ao programa no canal 20 da NET pôde conhecer um pouco mais desta iguaria supertradicional no mundo inteiro, especialmente no Brasil, onde foi trazido em 1727 pelos portugueses e já foi sinônimo de muita riqueza.
O Bula Bar funciona de segunda a sexta, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 18h. São servidos no local café da manhã, almoço - chamado de "Dose Única" -, café da tarde, janta e lanches em geral para qualquer horário do dia. Uma novidade é a feijoada à francesa, servida no sábado ao meio-dia.
O Caco tomou no Bula e gostou, agora falta vocês darem um pulinho até lá...
Detalhes interessantes do BULA BAR:
* O café vem da fazenda Pessegueiro, em São Paulo, e possui todos os avais de certificação e qualidade. (os melhores cafés do Brasil vêm de São Paulo, Bahia e Minas Gerais)
* As xícaras são personalizadas, com frases tipo "Tá estressado, vai no Bula".
* As mesas não são numeradas, mas têm nomes dos colaboradores do espaço.
* O balcão de atendimento é um aquário.
* Os banheiros não são identificados normalmente. O dos homens é o Sr. Bula e o das mulheres é a Dona Xícara.
* O principal café do cardápio é o Café do Bula (lógico), que tem um toque de pimenta rosa por cima (aromática, não precisa ficar com medo) e muito chantilly.
* O local pode ser locado para eventos, como conferências, reuniões, etc. No espaço cabe até 40 pessoas.
* Importante: os preços são super-acessíveis!
BULA BAR BISTRÔ CAFÉ - SEM CONTRA-INDICAÇÕES
terça-feira, 29 de julho de 2008
Caco Pereira Entrevista
No último programa, veiculado na sexta-feira (25), Caco Pereira conversou com o consultor em marketing de gastronomia, hotelaria e turismo e professor coordenador do curso de Turismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), José Manoel Gonçalves Gândara, que esteve na cidade na semana passada. Como disse nosso chef o programa não é só "panela e fogão", também é informação para quem o assiste.
Gândara falou sobre diversos temas relacionados às novidades do mercado de turismo. Ressaltou que as pessoas têm encarado a gastronomia com uma perspectiva séria de marketing, tanto no Brasil quanto em outros países. Em 2005, ele publicou um livro na Argentina que trabalha a questão do marketing para gastronomia dentro da linha da "sociedade dos sonhos e economia das experiências", o principal assunto levantado por ele durante a conversa.
O consultor e professor doutor falou da necessidade de alimentação das pessoas e na satisfação que elas têm em comer, desde a perspectiva do consumo simbólico, pelo prestígio, até como instrumento de sociabilização.
Dois locais que já trabalham com esta linha são o Castelo do Batel, em Curitiba, e o Refúgio do Estaleiro, em Florianópolis - citados durante a entrevista. Gândara acredita na cultura dos pratos diferenciados e no serviço de atendimento personalizado. Por exemplo: onde, o que, quando e como o cliente quer ser servido. Para ele, a gastronomia é um elemento que trás novas experiências, histórias únicas.
Gândara também destacou que diversas localidades já estão tentando se desenvolver turisticamente através da gastronomia - muitas vezes até como elemento principal de atração - com espaços de diversidade gastronômica. "Gastronomia é um elemento que caracteriza a mistura de identidade de uma população é a união de todas as características dos povos que a compõem", avalia o professor.
José Manoel visitou a Quarta Colônia e observou que as cidades unem as características da natureza, arquitetura, roteiros específicos, festas, gastronomia, misturando as várias etnias, e que isso é muito positivo. Mas também deu dicas: "tudo isso poderia se conformar em produtos e informações. Um site, por exemplo, é um bom instrumento motivador, pois é lá que as pessoas vão saber o que tem em cada local. Um livro que fale sobre os serviços prestados nestas cidades também seria uma boa opção", sugere.
Texto: Jaiana Garcia
terça-feira, 22 de julho de 2008
RECEITA - Frango em cubos com manga e castanha de caju
Ingredientes:
- 300 gramas de peito de frango em cubos;
- 1 manga em cubos;
- meia cebola picada;
- 1 colher de sopa de colorau;
- 1 colher de sopa de farinha de trigo;
- 2 xícaras de chá de caldo de galinha;
- 1 xícara de chá de castanha de caju;
- 1 colher de sopa de gengibre ralado;
- tempero verde;
- 2 xícaras arroz cozido;
- 3 floretes de brócolis;
- 1 dente de alho;
- manteiga;
- pimenta do reino;
- azeite de oliva.
Como fazer?
Coloque um pouco de manteiga para derreter em uma panela em fogo baixo. Em seguida, adicione a cebola picada. Depois que a cebola estiver no ponto, coloque o cubos de frango e espere cozinhar bem. Depois, acrescente o colorau, que dará uma cor especial, e a farinha, que dará consistência ao molho e deixará o frango mais crocante. Seguindo, adicione o caldo de galinha quente e dê uma breve cozida. Adicione uma pitada de sal. Agora, coloque as castanhas de caju, o gengibre, o tempero verde e deixe reduzir um pouco o molho. No final, coloque os cubos de manga.
Para o preparo do acompanhamento, derreta uma pouco de manteiga em uma panela separada, doure um dente de alho e aqueça o arroz. O brócolis deve ser previamente cozido em água quente e, em seguida, adicionado ao arroz. Prontinho! Agora monte seu prato e sirva a quem desejar...
Texto: Jaiana Garcia
DICAS
1 - Recicle o lixo! Separe o lixo orgânico do lixo seco.
2 - Se usar óleo para o preparo das suas refeições, coloque-o em uma garrafa pet e dê a alguém que recicle. O sabão é o principal produto feito com o óleo usado.
3 - Neste prato não foi usada pimenta, pois o gengibre já dá um toque especial no sabor.
4 - Decore seu prato com florzinhas de manga e castanha de caju.
Lee Ritenour e Dave Grusin
http://www.sojazz.org.br/2008/06/dave-grusin-e-lee-ritenour-voltam.html
http://www.youtube.com/watch?v=uvCxyCO-lhI
quarta-feira, 16 de julho de 2008
RECEITA - Salmão ao molho de mel e arroz com amêndoas
DICAS
1 - De preferência, não use sal no molho.
2 - A mostarda usada nesta receita deve ser usada com cautela.
3 - Ela também é rica em vitaminas A e C, ferro e potássio.
4 - Além disso, ainda tem poderes anti-sépticos e digestivos.
O que é a mostarda Dijon?
A mostarda Dijon, originária de Dijon, na França, é preparada a partir de sementes de mostardas moídas e misturadas em vinho branco, vinagre e ácido cítrico. É indicada para molhos de saladas ou para acompanhar carnes frias.
Os romanos misturavam as sementes moídas da mostarda com o mosto, o suco de uva não fermentado, usado para se fazer vinho. Primeiramente, a mostarda foi usada como erva medicinal. Seis séculos antes de Cristo, Pitágoras usou mostarda para curar picadas de escorpião e cem anos depois, Hipócrates utilizou emplastros de mostarda para curar dor de dente.
Na Índia e na Dinamarca, as pessoas jogavam sementes de mostarda ao redor da casa, para afugentar os maus espíritos e os chineses a usavam como afrodisíaco.
Fontes: Terra e Vila Sabor
segunda-feira, 7 de julho de 2008
George Benson & Al Jarreau
RECEITA - Talharim ao molho funghi e medalhões de filé
A receita que posto hoje deixou todos com água na boca na última sexta-feira, dia 4, quando foi ao ar o programa Gastronomia com Caco Pereira, no canal 20 da NET, às 22h. O chef, como sempre, trouxe mais uma opção de prato simples e rápido, tanto para o dia-a-dia quanto para ocasiões especiais. Para quem não pôde assistir o preparo, lá vai a receita desta delícia:
Ingredientes:
- 250 g de talharim;
- 2 medalhões de filé com 150 g cada;
- 40 g de cogumelo funghi (previamente hidratado - veja nas DICAS);
- 1 dente de alho;
- meia cebola picada;
- 50 ml de conhaque;
- 200 ml de molho branco;
- 100 ml de nata;
- 2 colheres de molho vermelho;
- 50 ml de caldo de cogumelo;
- manteiga;
- azeite de oliva;
- pimenta do reino;
- ervas de Provence.
Como fazer?
1º passo:
Aqueça a frigideira e adicione manteiga e azeite de oliva. Em seguida, coloque o dente de alho e a cebola e refogue em fogo baixo. Depois, coloque os cogumelos, que já foram hidratados anteriormente. Espere um pouquinho e adicione o conhaque. Neste caso, Caco Pereira flambou o conhaque, mas, se não quiser, opte por deixar mais tempo no fogo até que o álcool evapore totalmente. Depois de flambado, coloque o molho branco e, em seguida, a nata e deixe ferver por alguns instantes. Depois de fervido, acrescente o molho vermelho, a pimenta do reino e o sal.
Agora coziremos o talharim. Antes de colocar a massa, adicione uma pitadinha de sal, azeite de oliva e duas folhas de louro na água quente. Depois, adicione a porção de 250 g de massa na panela. Enquanto o Talharim cozinha, grelhe os medalhões de filé. Em uma frigideira, coloque novamente manteiga e azeite de oliva e prepare a carne a seu gosto, bem ou mal passada. Depois de tudo cozido, coloque a massa no molho, conforme o costume italiano, e aguarde um pouco. Agora, monte seu prato e adicione queijo parmesão ralado para complementar o sabor do Talharim ao molho funghi. Bom apetite e até a próxima receita!
Texto: Jaiana Garcia
DICAS
1 - Quando usar manteiga para grelhar ou refogar algo acrescente um pouco de óleo ou azeite na panela. Isto evita que a manteiga queime.
2 - Sempre que utilizar condimentos secos esmague com os dedos para que ele exale melhor o cheiro e o sabor na comida.
3 - Para bater os bifes de filé, use as mãos protegidas com um saco plástico e não o martelo de carne.
4 - Coloque uma pitada de açúcar na carne para que ela crie a aparência dourada.
5 - Não cozinhe a massa com a tampa na panela.
Como hidratar o funghi?
Deixe-os de molho por mais ou menos 20 minutos na água quente até eles ficarem ligeiramente inchados. Reserve o líquido solto na hidratação para usar no preparo do molho depois. O cogumelo funghi não é saboroso cru e não deve ser grelhado. Segundo Caco, a melhor maneira de utilizá-los é em molhos, ensopados e risotos.
Texto: Jaiana Garcia
sexta-feira, 27 de junho de 2008
RECEITA - Peixe com crosta de canela e risoto de abobrinha com cenoura
DICAS
1 - Coloque farinha no peixe para ele ficar mais crocante.
2 - Ao fazer o risoto, use sempre caldo quente. Neste caso usamos caldo de legumes (nesta receita, o Caco deixou pronto 1 litro de caldo).
3 - Arroz arbório não se lava.
4 - A porção rende para duas ou três pessoas. Caso queria dobrar o rendimento, aumente os ingredientes.
5 - Como acompanhamento do prato, vinho branco riesling.
COMA PEIXE, PELO MENOS, DUAS VEZES POR SEMANA. Por quê?
Pessoas que sofrem de doenças do coração podem reduzir o risco de um ataque cardíaco fatal comendo uma porção diária de salmão ou outro peixe de carne oleosa ou ainda ingerindo um suplemento diário de óleo de peixe. Há evidências de que se pacientes cardiopatas consumirem cerca de um grama da substância por dia, os seus índices de sobrevivência melhoram e eles têm menos ataques cardíacos. Até mesmo aqueles indivíduos que possuem corações sadios podem se beneficiar de uma dieta rica em peixes como salmão, enchova, cavala e espadarte.
Fonte: http://www.saudenarede.com.br
Texto: Jaiana Garcia
Bem-vindos!
Gastronomia com Caco Pereira vai ao ar pelo canal 20 da NET todas as sextas-feiras (inédito), às 20h. As reprises acontecem aos sábados, 15h, domingos, 12h, e quartas, às 12h. Em 30 minutos, o chef ensina receitas de pratos refinados, para ocasiões especiais, ou simples, para o dia-a-dia.
O programa é uma realização da PAZ – Produtora, com direção de Mauro Castanho, direção de fotografia de Clayton Coelho, imagens de Fernando Vieira e edição de Alex Cáceres.
Jornalista responsável pelo blog: Jaiana Garcia (MTb: 13.739)